Pelé o melhor jogador de futebol da história, é o maior artilheiro do mundo, com 1281 gols, e foi o jogador mais jovem a vencer a Copa do Mundo.

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, Nasceu na cidade de Três Corações, Minas Gerais em 23 de outubro de 1940.Pelé foi um futebolista brasileiro que atuou como atacante. Sobretudo, denominado  o “Rei do Futebol”. Certamente, é amplamente considerado como o maior atleta de todos os tempos, encantou o mundo com seus dribles e passes. Em 2000, foi eleito Jogador do Século pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) e foi um dos dois vencedores conjuntos do prêmio Melhor Jogador do Século da FIFA. Portanto, Pelé foi eleito Atleta do Século pelo Comitê Olímpico Internacional. De acordo com a IFFHS, é o segundo maior goleador da história do futebol em jogos oficiais, tendo marcado 765 gols em 812 partidas. No total foram 1283 gols em 1363 jogos.

Infância de Pelé

pelé adolescente
Pelé na Infância

Aos 3 anos se muda com sua família para o estado de São Paulo, onde viveria Parte de sua vida em diferentes cidades. A Princípio, Bauru, onde viviam na pobreza, ganhava algum dinheiro trabalhando em lojas de chá. Visto que Logo, Ensinado a jogar futebol pelo seu pai, não tinha dinheiro para comprar uma bola de futebol adequada, em virtude disso, jogava com uma meia recheada com jornal e amarrada com uma corda ou ainda jogava com uma toranja. A primeira equipe de Pelé foi o Sete de Setembro, equipe que jogava na terra batida, batizada em referência à rua que fazia esquina com a casa de Pelé. Do Sete de Setembro Pelé foi para o Ameriquinha, logo depois, calçou chuteiras pela primeira vez, e foi campeão do Torneio Início local. Porém, em meio a tanta dificuldade se iniciava uma grande história.

Como Surgiu o Apelido “Pelé”

Pelé ,sendo filho do jogador João Ramos do Nascimento, mais conhecido como Dondinho, e Celeste Arantes. É o mais velho de dois irmãos. Pele recebeu seu primeiro nome em homenagem ao inventor estadunidense Thomas Edison, de quem Dondinho era fã. Seus pais decidiram remover o “i” e chamaram-no de “Edson”, mas houve um erro na certidão de nascimento, levando muitos documentos a mostrar seu nome como “Edison”, não “Edson”, como é chamado. Ele foi originalmente apelidado por sua família de “Dico”.

Edson recebeu o apelido “Pelé” durante seu tempo de escola por conta da forma que pronunciava o nome de seu jogador favorito, o goleiro Bilé do Vasco da Gama de São Lourenço, time inspirado no homônimo carioca, o qual falava de forma equivocada. Mas, Pelé não gostava do apelido, e chegou a brigar com o colega de sala que lhe atribuíra a alcunha. Em sua autobiografia, Pelé afirmou que não tinha ideia do que o nome significava, nem seus velhos amigos. Além da afirmação de que o nome é derivado de Bilé, e que significa “milagre” em hebreu.

“Meu nome verdadeiro é Edson. Eu não inventei Pelé. Eu não queria esse nome. Pelé soa infantil em português. Edson é mais como Thomas Edison, o homem que inventou a lâmpada.”

 Início da Carreira de Pelé

pelé criança
Pelé com a camisa dos Santos, início de sua Carreira .

Com 13 anos, Pele começou a jogar pelo “Baquinho”, equipe infantojuvenil do Bauru Atlético
Clube,que ganhou  dois campeonatos infantojuvenis. Pelé era o mais jovem da equipe. No entanto, O time do Bauru apresentava uma grande superioridade sobre seus adversários. Contudo, em um dos jogos, chegou a ganhar de 21×0, Tendo Pelé como artilheiro marcando 7 dos gols, se destacando no jornal local da cidade. Com tanto talento em um só jogador, logo surgiu a proposta para jogar No santos futebol Clube. Sua primeira partida oficial foi no dia 7 de setembro de 1956, em um jogo amistoso entre Santos e Corinthians. O resultado foi de 7 a 1 para o Santos, com dois gols de Pelé, marcando o primeiro gol de sua carreira profissional.

Pelé começou a se destacar nacionalmente no Torneio Rio-São Paulo de 1957. Neste, foi o artilheiro da equipe. No início de junho, Pelé contava com 30 partidas e 18 gols. Nesse mês, o Santos formou com o Vasco da Gama um combinado para disputar o Torneio Internacional do Morumbi. Na primeira partida Pelé marca três gols na goleada de 6×1. Pelé marca mais um gol na partida seguinte contra o flamengo e outro gol contra o São Paulo, totalizando cinco gols em três partidas. Desse modo, a atuação de Pelé chama a atenção da imprensa “nascimento do futuro craque da Seleção Brasileira” e  chamaram a atenção do treinador da Seleção Brasileira, Sylvio Pirillo.

Estreia na Seleção

Pele comemora vitoria
Pelé comemora vitória em copa do mundo.

Assim, o primeiro jogo de Pelé com a Seleção Brasileira aconteceu em 7 de julho de 1957,com apenas dez meses de carreira como profissional. Ao todo, Pelé disputou 91 jogos oficiais pela seleção brasileira segundo as contas da FIFA. No total, foram 113 partidas pelo Brasil. Considerando apenas Copa do Mundo, foram 14 duelos com o Rei em campo.

Dessa forma, a Seleção Brasileira conquistou três Copas em 1958, 1962 e 1970, em 92 jogos disputados e 77 gols marcados. O atacante tinha apenas 17 anos quando conquistou sua primeira Copa do Mundo. Com 31 anos, o “Rei do futebol” se despede da seleção. Sem sombra de dúvida, Pelé foi a melhor representação de Seleção Brasileira.

Além de se destacar nos jogos da Seleção Brasileira, marcou muitos gols nos clubes onde atuou profissionalmente, Santos e New York Cosmos. Participou de amistosos e jogos festivos pela Seleção Paulista, Vasco, Fluminense e Flamengo.

Títulos Individuais

bola e mini trofeu da copa
Confira os inúmeros títulos do astro.
  • Mais Jovem Artilheiro do Campeonato Paulista (1957)
  • Mais Jovem Campeão Mundial (1958)
  • Mais Jovem Bicampeão Mundial (1962)
  • Maior Artilheiro da Seleção Brasileira Masculina (95 gols)
  • Maior Artilheiro do Futebol Profissional (1281 gols)

Campeonato Paulista

1958, 1960, 1961, 1962, 1964, 1965, 1967, 1968, 1969 e 1973

Torneio Rio-São Paulo

1959, 1963, 1964 e 1966

Campeonato Brasileiro (Taça Brasil e Taça de Prata)

1961, 1962, 1963, 1964, 1965 e 1968

Campeonato Norte-americano

1977

Libertadores

1962 e 1963

Mundial Interclubes

1962 e 1963

Copa do Mundo

1958, 1962 e 1970″

 

Vida Pessoal

rei do futebol exibe familia em fotos
Pelé Feliz mostra fotos de membros da família.

Pelé teve dois irmãos,  Jair Arantes do Nascimento, mais conhecido como Zoca, braço direito de Pelé, ajudando o Rei a cuidar dos negócios e da carreira. Além disso Maria Lúcia, também irmã do astro, é quem  cuida de sua mãe Celeste. Dona Celeste está viva e com 100 anos de Idade.

Pelé relacionou-se com algumas famosas e foi casado três vezes.O primeiro casamento foi com Rosemari de Reis Cholbicon, com ela teve três filhos: Kelly Cristina, Jennifer e Edson. Edson, conhecido como Edinho seguiu os passos do pai, tornou-se goleiro dos santos na década de 1990. Contudo, após sua aposentadoria, Edinho se envolveu com o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, condenado a 12 anos de prisão.

Vida Amorosa, Polêmica

Romances do pelé
Foi artilheiro em ganhar corações. Alguns relacionamentos marcantes do Rei Pelé.

Em 1991 Pelé descobre uma filha, Sandra Regina, fruto de um relacionamento com a empregada doméstica Anísia Machado em 1964. Em seguida, Sandra Regina precisou recorrer a justiça para ser reconhecida por Pelé. Após muitas brigas conseguiu o sobrenome Arantes do Nascimento. Sandra morreu em 2006 vítima de câncer. O mais curioso é que Pelé não visitou a filha nem mesmo no leito de morte. No entanto, os  netos do jogador ,Octávio e Gabriel, de 15 e 13 anos, conseguiram  através da justiça uma pensão equivalente a sete salários mínimos do avô.

Em seguida, o segundo casamento do Rei Pelé foi com a cantora gospel  Assíria Lemos Seixas, durando de 1994 a 2008. Do segundo casamento, tiveram dois filhos, os gêmeos Celeste e Joshua. Por fim, em 2016 oficializou o terceiro casamento com Marcia Cibele Aoki, da relação não tiveram filhos.

Fora dos casamentos, Pelé se relacionou com a jornalista Lenita Kurtz e logo após teve a filha Flavia Kurtz.Entre 1981 e 1986, o ex-jogador manteve um relacionamento com a apresentadora Xuxa Meneghel. De acordo com relatos da mesma, era traída Por Pelé.Além disso,o relacionamento não era tão aceito por familiares. Três anos depois do relacionamento com a rainha dos baixinhos, Pelé  se relacionou com a ex-Miss Brasil Flávia Cavalcanti.

 

Formação

Pelé na formatura
Pelé vestido de beca para solenidade de sua formatura na Faculdade de Educação física na universidade de Santos.

 

A fim de que o garoto cursasse faculdade ,dona Celeste o incentivou .Pele é formado em Educação Física pela Universidade Metropolitana de Santos (UNMES). Ele ingressou na universidade em 1970, Já era considerado o melhor jogador do mundo. Foi o primeiro da área com licenciatura no Brasil. O “rei do futebol” já era exemplo dentro e fora de campo. Aos 18 anos, alistou-se e serviu o Exército  Brasileiro.

Vida Política

ministro
Pelé exercendo a função de Ministro.

Foi nomeado Ministro do esporte entre 1995 e 1998, quando criou a Lei Pelé, que revolucionou a prática desportiva no país. Por fim, Pelé deixa seu marco também no meio Político.

Homenagens e Prêmios de Pelé

Homenagem ao rei pelé
Pelé foi homenageado durante a copa de 2022.Ainda em vida, foi destaque nos jogos da Seleção Brasileira

Em resultado da bela carreira, o Rei Pelé foi contemplado com vários títulos, Prêmios e Homenagens, sendo eles: Atleta do Século, Bola Ouro, Maior Futebolista do Século, Estádio Rei Pelé, Medalha dos Direitos Humanos, Embaixador para a Educação, Ciência e Cultura. Membro do Hall da Fama, Embaixador da Boa Vontade, Ordem Nacional e do Mérito, Embaixador da Organização para Ecologia e meio Ambiente. As últimas homenagens em vida  ao Rei, Foi na Copa de 2022 no Catar, Pelé foi Lembrado em vários jogos da Seleção Brasileira.

 

Morre o Rei Pelé

Morte de do rei do futebol Pelé
Despedida ao “Rei do Futebol” Pelé.

O Rei faleceu no dia 29 de dezembro de 2022, aos 82 anos, por falência múltipla de órgãos.
O ex-jogador estava internado há semanas no Hospital Israelita Albert Einstein para tratar da progressão de um câncer de cólon. Em 2021 o atleta já havia passado por uma cirurgia e sessões de quimioterapia para tratar da doença, no entanto foram detectadas metástases no intestino, pulmão e fígado. E então, passou a não responder mais ao tratamento.

Muitas homenagens foram feitas ao Rei em todo o Mundo. Pelé foi o “REI DO FUTEBOL” jamais será esquecido.

Siga nosso Twitter

Mais Noticias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui