Abel Ferreira
Abel Fernando Moreira Ferreira, nascido em Penafiel, Portugal, no dia 22 de dezembro de 1978, é um ex-jogador de futebol e atual técnico português. Ele jogava como lateral-direito e hoje é o treinador do Palmeiras. Abel é reconhecido por jornalistas e personalidades do esporte como um dos técnicos mais destacados e bem-sucedidos na história do clube.
Ele é um dos três treinadores, juntamente com Felipão e Cuca, a ganhar a tríplice coroa clássica (a principal copa continental, o campeonato nacional e a copa nacional) com um único clube brasileiro, uma conquista alcançada com o Palmeiras. Sob seu comando, o time verde e branco venceu as Copas Libertadores da América em 2020 e 2021, a Copa do Brasil em 2020, a Recopa Sul-Americana em 2022, os Campeonatos Brasileiros de 2022 e 2023, a Supercopa do Brasil de 2023, e os Campeonatos Paulistas de 2022 e 2023. Com um total de nove títulos, ele é o segundo técnico mais vitorioso da história do Palmeiras, atrás apenas de Osvaldo Brandão, que tem dez títulos.
A História
Abel Ferreira iniciou sua jornada no futebol nas categorias de base do Penafiel, tornando-se jogador profissional em 1997. Após três anos nesse clube, em 2000, ele deu um novo passo em sua carreira ao se transferir para o Vitória de Guimarães. Durante sua estadia no Vitória, sob a liderança do técnico brasileiro Paulo Autuori, Abel disputou 86 partidas ao longo de quatro temporadas.
Posteriormente, em 2004, sua carreira seguiu para o Braga, onde rapidamente se estabeleceu como lateral direito titular, participando em 37 jogos em sua primeira temporada. Suas atuações notáveis chamaram a atenção do Sporting, que o contratou por empréstimo com opção de compra em 2006.
Trajetória
No Sporting, Abel teve uma trajetória marcante. A partir da segunda metade da temporada 2005–06, impressionou o técnico Paulo Bento, que solicitou a efetivação de sua compra. O Sporting adquiriu Abel do Braga por 750 mil euros. Durante sua passagem pelo clube, ele participou de 182 jogos, contribuindo para a conquista de duas Supertaças e duas Taças de Portugal. Contudo, em abril de 2011, após cinco anos no Sporting, uma grave lesão de ligamentos cruzados durante um treino resultou em uma operação no joelho direito. Essa lesão levou ao encerramento de sua carreira como jogador, e aos 34 anos, Abel iniciou um novo capítulo como técnico, assumindo a equipe de juniores (sub-19) do Sporting.
Carreira de treinador
Iniciando sua carreira de treinador no Sporting, Abel Ferreira tomou as rédeas da equipe de juniores durante a temporada 2011–12, conquistando o Campeonato Nacional de Juniores. Ele permaneceu nesta função por mais uma temporada antes de ser promovido, em 2013–14, para treinar a equipe B, colaborando estreitamente com Leonardo Jardim, treinador da equipe principal na época. Abel deixou o Sporting no verão de 2014.
No Braga
Seguindo para o Braga, em fevereiro de 2015, Abel aceitou o desafio de comandar o Braga B. Ele liderou essa equipe até abril de 2017, quando ascendeu ao cargo de treinador da equipe principal, sucedendo Jorge Simão. Na temporada 2017–18, Abel alcançou marcos históricos com o Braga: estabeleceu o recorde do clube em pontos (75), gols marcados (101) e vitórias em uma única temporada (33), tornando-se o treinador com a maior percentagem de vitórias (64%) na história do clube.
No PAOK
Após duas temporadas e meia à frente do Braga, Abel foi nomeado, em julho de 2019, treinador principal do PAOK, o então campeão nacional grego. O PAOK efetuou o pagamento de 2,5 milhões de euros para rescindir o contrato de Abel com o Braga, marcando esta transação como a quinta maior venda de um treinador português na história.