Início Biografia Os 10 melhores jogadores africanos da história

Os 10 melhores jogadores africanos da história

1381
0

Talvez seja cedo para afirmar com certeza, mas muitos já consideram Mohamed Salah como um dos melhores jogadores africanos de todos os tempos. Contudo o ponta-direita egípcio tem impressionado desde sua ascensão no Liverpool em 2017.

Na sua primeira temporada pelos Reds, Salah marcou incríveis 44 gols em 52 jogos, se tornando artilheiro e melhor jogador da Premier League, além de ter sido eleito o terceiro melhor do mundo no prêmio FIFA The Best. No ano seguinte, ele ajudou o Liverpool a conquistar a Champions League. Portanto Salah também é o líder incontestável da seleção egípcia.

09. Jay-Jay Okocha

Jay-Jay Okocha

Ele é um dos maiores jogadores da história

do futebol africano, é reconhecido como o melhor jogador da Nigéria. Atuando assim como meia-atacante, destacava-se por sua habilidade e criatividade, além de ser extremamente veloz e habilidoso no drible. Okocha jogou por clubes importantes como Frankfurt, PSG e Bolton, e foi fundamental na classificação da seleção nigeriana para a Copa do Mundo de 1994, além de ter liderado a equipe na conquista da Copa Africana de Nações e da medalha de ouro nas Olimpíadas de Atlanta.

08. Michael Essien

Michael Essien

É um jogador de futebol de Gana, ocupa a oitava posição da lista. Essien se destacou como um dos volantes mais confiáveis do século, especialmente durante sua passagem pelo Chelsea, onde conquistou a Champions League e foi bicampeão da Premier League.

Ao ser contratado pelo Chelsea, Essien se tornou o jogador africano mais caro da história, com uma transferência no valor de £24.4 milhões. No entanto era um meia box-to-box clássico, com boa capacidade defensiva e habilidade para finalizar, sendo conhecido pelo seu potente chute de longa distância.

07. Bruce Grobbelaa

Bruce Grobbelaar

Em sétimo lugar, temos Bruce Grobbelaar, um dos maiores goleiros africanos da história. Assim Nascido no Zimbábue, ele teve uma longa carreira, jogando por diversos clubes em diferentes países. No entanto, foi no Liverpool que ele se destacou e conquistou a maioria de seus títulos.

 

Grobbelaar foi o goleiro titular durante o período de sucesso do Liverpool nos anos 80, que incluiu títulos como a Champions League, o Campeonato Inglês e a FA Cup. Ele era conhecido por suas defesas espetaculares e por sua personalidade extrovertida, que muitas vezes o colocava em destaque fora dos campos.

06. Yaya Touré

<yoastmark class=

Yaya Touré é um dos maiores jogadores africanos de todos os tempos e foi eleito o melhor jogador do continente em quatro temporadas. Natural da Costa do Marfim, Touré é um segundo volante que possui força, visão de jogo, técnica refinada e excelentes passes. Ele é considerado um dos jogadores mais inteligentes da história do futebol.

Sua passagem pelo Manchester City ficou marcada pela conquista de três títulos da Premier League e diversas outras copas domésticas. Além disso, Touré também conquistou importantes títulos pelo Barcelona, como a Champions League e a La Liga. No entanto seus quatro títulos de Africano do Ano são um recorde ao lado de Eto’o.

05. Abedi Pele

Abedi Pele

É um dos maiores nomes do futebol africano, teve papel fundamental na histórica conquista do Olympique de Marseille na Liga dos Campeões de 1993. No entanto atuou como meia-atacante, era conhecido por sua velocidade, habilidade e talento no drible, sendo apelidado de “Maestro”.

Além de sua atuação brilhante no cenário internacional, Abedi Pele também foi um grande ícone em seu país natal, Gana, onde liderou a seleção nacional e conquistou a Copa Africana de Nações em 1992. Foi eleito o melhor jogador africano do ano em três ocasiões e é o terceiro maior artilheiro da história da seleção de Gana, com 33 gols marcados.

04. Didier Drogba

Didier Drogba
Didier Drogba

É um ex-jogador de futebol da Costa do Marfim, que brilhou como centroavante durante sua carreira de 20 anos, especialmente no Chelsea. Assim Ele ajudou o clube a conquistar quatro títulos da Premier League, quatro Copas da Inglaterra e uma Liga dos Campeões da UEFA. Além disso, jogou por vários clubes de renome, incluindo Guingamp, Olympique de Marseille, Shanghai Shenhua, Galatasaray, Montreal Impact e Phoenix Rising. Ele também ganhou duas vezes o prêmio de Africano do Ano. Drogba era conhecido por sua força física, agilidade, capacidade de finalização e jogo aéreo, e até mesmo marcava alguns gols de falta. Em 2007, ele conquistou o quarto lugar no Ballon d’Or, graças à sua impressionante habilidade como jogador de futebol.

03. Roger Milla

Roger Milla
Roger Milla

Considerado um dos maiores jogadores africanos de futebol de todos os tempos. Embora tenha iniciado sua carreira em 1970, ele alcançou seu auge notável como centroavante aos 38 anos, o que é incomum no mundo do futebol. Portanto Milla jogou em vários clubes franceses, como Léopard Douala, Tonnerre, Valenciennes, Monaco, Bastia, Saint-Étienne, Montpellier, Saint-Pierroise, Tonnerre, Pelita Jaya e Putra Samarinda. No entanto, foi na seleção de Camarões que ele se tornou uma lenda do futebol, liderando sua equipe para as quartas de final da Copa do Mundo de 1990 e fazendo história como o primeiro país africano a chegar tão longe no torneio. Além disso, Milla venceu a Copa Africana de Nações duas vezes e foi eleito o Jogador Africano do Ano por duas vezes. Contudo a personalidade cativante, carisma e talento para dançar fizeram dele um jogador querido por muitos fãs em todo o mundo.

02. Samuel Eto’o

Samuel Eto'o
Samuel Eto’o

É um lendário centroavante camaronês que jogou de 1997 a 2019, no entanto Ele ocupa bem merecidamente o segundo lugar nesta lista. Ele é, de fato, o jogador com mais títulos expressivos conquistados na lista. Eto’o é o único jogador da história a conquistar a tríplice coroa europeia por dois times diferentes em temporadas consecutivas!

No Barcelona, Eto’o ganhou a Champions League, La Liga e Copa do Rei em 2008-09. No ano seguinte, com a Internazionale, ele ergueu novamente a Champions League, adicionando Serie A e Copa da Itália ao seu currículo. Eto’o é amplamente considerado como um dos melhores finalizadores que o mundo já viu, e seus esforços em campo lhe renderam uma medalha de ouro olímpica, duas vezes a Copa Africana de Nações e quatro vezes o prêmio de Jogador Africano do Ano.

01. George Weah

George Weah
George Weah

Por fim em primeiro lugar o lendário jogador de futebol da Libéria, é considerado o melhor jogador africano de todos os tempos. Ele foi o único representante do continente a ganhar o prêmio de Melhor Jogador do Mundo, em 1995, quando jogava pelo Milan. Weah é lembrado como um dos atacantes mais letais do mundo nos anos 90, com habilidades incríveis que o levaram a ser artilheiro da Champions League e a entrar para o hall da fama do Milan. Além disso, acumulou diversos títulos nacionais em sua carreira, incluindo duas vezes a Serie A e uma vez a Ligue 1, além de três vezes a Copa da França, uma vez a Copa da Inglaterra e uma vez a Copa da Liga Francesa. Atualmente, Weah é o presidente da Libéria, o que é uma prova de sua grandeza e influência em seu país e no mundo do futebol.

Acesse nosso SITE para mais notícias

Acompanhe nosso FACEBOOK

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui