O Campeonato Paulista é considerado o Estadual mais antigo e tradicional do País. O paulistão 2023 terá início no próximo sábado dia 14. Mas nesta edição, poucas mudanças foram feitas relacionadas ao formato da edição passada, regulamento e modelo de transmissão. Portanto, o torneio será aberto entre Inter de Limeira x São Bernardo, no sabádo as 11 horas. Essa edição promete ser um dos mais acirrados dos últimos anos. O Campeonato está previsto para encerrar dia 9 de abril.

Clubes que estão no Paulistão 2023

Cabeça de chave dos grupos

Tendo o Palmeiras como o atual campeão, o time chegará como a grande força, pois venceu também o Brasileirão 2022. No comando do técnico Abel Ferreira, o clube perdeu Gustavo Scarpa no final do ano, mas agora conta com Endrick que já foi adaptado ao time profissional e é uma grande esperança.

O São Paulo, vice no ano passado, sob o comando de Rogério Ceni reformou o elenco, mas a base do time foi mantida. Portanto, o Tricolor apostou em reforços menos badalados após 12 saídas de jogadores. O meia-atacante Wellington Rato, destaque do Atlético-GO agora defenderá o time.

Já o Corinthians, que também correu atrás de novas contratações, fechou com o atacante Romero e o lateral-esquerdo Matheus Bidu, (este campeão da Série B pelo Cruzeiro). Mas a maior novidade está na oportunidade que o clube dará no banco de reservas a Fernando Lázaro, que é o ex-auxiliar e analista de desempenho do clube, após a saída de Vítor Pereira.

Trazendo novidades, o Santos chega com o zagueiro Messias e o atacante Mendoza, ambos ex-Ceará. O Peixe dará continuidade na base formada por João Paulo, Soteldo e Marcos Leonardo. A temporada terá início com a nova supervisão do técnico Odair Hellmann, contratado no fim do ano passado.

Mas os times do interior prometem chegar incomodando os grandes. Pois além da volta da Portuguesa após 7 anos na série A2, Bragantino, Mirassol, Ituano, Botafogo e São Bernardo encerraram 2022 com ótimas campanhas no Campeonato Brasileiro onde mostraram suas forças.

Campeonato Paulista e suas divisões de grupo

Dezesseis clubes foram divididos entre quatro grupos. As equipes enfrentam os rivais dos outros grupos, pois eles não jogam entre si dentro das suas respectivas chaves. Avançam de fase os dois melhores colocados, se enfrentando nas quartas de final em um único jogo. A semifinal será decidida em uma partida. Mas a decisão do título será definida em dois jogos.

A divisão será assim:

  • Grupo A- Santos, Red Bull Bragantino, Botafogo e Inter de Limeira.

  • Grupo B- São Paulo, Guarani, Mirassol e Água Santa.

  • Grupo C- Corinthians, Ituano, Ferroviária e São Bento.

  • Grupo D- Palmeiras, São Bernardo, Santo André e Portuguesa.

Campeonato Paulista e seus grupos

Datas prévias do Paulistão

As quartas de final está previsto para acontecer em 12 de março. Já as semifinais no dia 19 de março
. Dias 2 e 9 de abril serão as finais.

O campeonato terá transmissão fragmentada pelo segundo ano seguido. O Estadual está garantido na TV aberta através da Record, em streaming gratuito pelo YouTube e PlayPlus, no pay-per-view no Premiere e Paulistão Play, em streaming por assinatura (HBO Max/) e TV fechada na TNT

O campeão do Campeonato Paulista terá a premiação de R$ 5 milhões, mesmo valor que faturou o Palmeiras ao conquistar o torneio em 2022 com goleada sobre o São Paulo na finalíssima. O Paulistão é o único Estadual a pagar uma premiação em dinheiro ao vencedor.

Para mais notícias acesse nosso SITE

Acompanhe nosso FACEBOOK

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui