O novo formato da Copa do Mundo é definido. A partir de 2026, a competição será no Canadá, Estados Unidos e México, com a participação de 48 equipes. O torneio será em 12 grupos com quatro times cada, dos quais os dois melhores se classificarão para a fase eliminatória. Portanto, além disso, os oito melhores terceiros colocados também avançarão, totalizando 32 equipes na fase de mata-mata. As partidas decisivas terão início nas oitavas de final, seguidas pelas quartas, semifinais e final. Anteriormente, as quatro melhores equipes disputavam sete jogos, mas a partir de agora, serão oito jogos até a consagração do campeão mundial.

Anteriormente, o plano para a Copa do Mundo de 2026 previa 16 grupos compostos por três equipes cada. As duas melhores equipes de cada grupo se classificariam, totalizando 32 times na fase eliminatória. No entanto, alertas sobre possíveis acordos entre as equipes em partidas com número ímpar de participantes levaram o presidente da Fifa, Gianni Infantino, a reconsiderar o plano original. Assim a decisão final foi tomada durante o encontro do Conselho da Fifa em Kigali, Ruanda, que faz parte do Congresso da entidade máxima do futebol. Na quinta-feira, o dirigente será reeleito para um mandato que vai até 2027.

Definido

No entanto com a definição do novo formato, a Fifa volta a utilizar um procedimento que já foi utilizado em edições anteriores da Copa do Mundo. Nas competições de 1986, 1990 e 1994, quatro equipes eram classificadas para as oitavas de final através do índice técnico. Portanto os dois melhores de cada grupo e mais quatro terceiros colocados se classificavam para a fase eliminatória. Em duas ocasiões, duas equipes que haviam terminado em terceiro lugar em seus grupos chegaram à final: a Argentina em 1986 e a Itália em 1994. No entanto, ambas acabaram perdendo o título para outras equipes.

Em síntese a Copa do Mundo de 2026 apresenta um novo formato que conta com 48 seleções, resultando em um acréscimo de 16 jogos em relação às edições anteriores, totalizando 104 partidas. A mudança exigiu uma redistribuição dos jogos entre os três países sede – Canadá, Estados Unidos e México – e pode até mesmo levar a uma expansão do número de sedes. O sucesso da fase de grupos na Copa do Mundo do Catar em 2022 motivou a revisão do formato da competição, e a Fifa decidiu manter a última rodada simultânea para aumentar a tensão e a emoção na disputa pelas vagas nas oitavas de final. Assim o torneio será tradicionalmente no meio do ano, permitindo mais tempo de preparação para as seleções, e a previsão é de que ocorra durante o verão da América do Norte, entre 8 de junho e 3 de julho.

Novo formato

48 países
Primeira fase: 48 seleções divididas em 12 grupos com 4 cada
Avançam ao mata-mata: 2 melhores de cada chave + 8 melhores terceiros colocados
Fase 16 avos: 32 seleções divididas em 16 confrontos em jogo único
Oitavas de final: 16 seleções divididas em 8 confrontos em jogo único
Quartas de final: 8 seleções divididas em 4 confrontos em jogo único
Semifinal: 4 seleções divididas em 2 confrontos em jogo único
Final
Total de partidas em 2026: 104

Acesse nosso SITE para mais notícias

Acompanhe nosso FACEBOOK

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui